Mais uma ação de solidariedade e conscientização foi realizada, nesta sexta-feira (15), no Grajaú, bairro localizado na Zona Sul da Capital paulista, quando foram vendidos 43 botijões de gás de cozinha a um valor de R$ 40 reais.
Esta importante ação e mobilização são frutos da parceria, unidade e esforços da Central de Movimentos Populares (CMP), Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) e o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro), que além de promoverem solidariedade e organização, buscam incentivar e dialogar com a população local sobre o “abuso do preço do botijão praticado pelo governo Bolsonaro. Em alguns locais chega ao valor absurdo de R$ 80 reais”, explica Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP.
Mais um tema que entrou na pauta de conscientização da população, nesta sexta-feira, foi o direito à água. As entidades distribuíram cartilha sobre o assunto e panfletos com o tema “Privatizar faz mal ao Brasil”. Na semana passada, a CMP já havia distribuído 600 cestas básicas e máscaras feitas de maneira artesanal para os moradores.
Outra ação da CMP e do MAB no Grajaú é a organização de grupos de 20 pessoas para fortalecer a estruturação territorial. “Precisamos descentralizar as ações de solidariedade e enraizar a organização popular de base. Isso será importante para as lutas que teremos que travar agora, durante a pandemia do coronavírus, e pós- pandemia”, destaca Uranide Sacramento Cruz, a Nani, da direção nacional da CMP, moradora de Grajaú e uma das coordenadora da ação.
“Teremos uma longa batalha para reconstruir o Brasil, elaborar um novo projeto de país, restabelecer a democracia e retomar o crescimento econômico, com distribuição de riqueza e combate à desigualdade social”, analisa Nani.