Em meio à pandemia, a Prefeitura de São Paulo comunicou a retirada da Associação Estrela Guia da administração do Telecentro do Sacomã, no Parque Bristol, zona sudeste da cidade. A coordenadora da Associação, Tereza Lara, conta que recebeu um comunicado por parte do Departamento de Letramento Digital, que atuava em parceria com o Programa Operação Trabalho POT, afirmando que os Telecentros serão, agora, geridos por organizações sociais, uma forma de privatização do serviço.
O ato da Prefeitura de São Paulo, além de autoritário, fará com que a entidade seja despejada do local. A Associação Estrela Guia gere o espaço com grande número de atividades culturais, educativas e de prestação de serviços à comunidade, há cerca de quatro anos.
O Telecentro foi inaugurando oficialmente no dia 16/09/2016, mas, antes disso, já prestava serviços à comunidade do Parque Bristol.
O imóvel estava totalmente abandonado e destruído, e foi recuperado pela Associação, coordenada pela Tereza Lara, para prestar serviços para a comunidade. É um absurdo que agora a Prefeitura de forma tão autoritária se aproprie deste importante espaço Comunitário. Tentar acabar com o serviço do Programa Operação Trabalho, em meio à pandemia, em um momento de enorme desemprego, é outra crueldade.
Não podemos aceitar essa atitude da Prefeitura de São Paulo, o Telecentro é da Comunidade e não pode ser privatizado!
Pedimos o apoio de todos e todas para denunciar e tentar impedir esta arbitrariedade.
Contatos Tereza
Fone 11 948851188
São Paulo, 21 de Junho de 2020
Central de Movimentos Populares
