As ações de solidariedade promovidas pela Central de Movimentos Populares (CMP), entidades filiadas e parceiros continuam se multiplicando pelo país para amenizar as dificuldades das populações vulneráveis, aprofundadas pela pandemia da covida-19. Na tarde de 29 de julho, a CMP, em parceria com o Grupo de Mulheres Prostitutas da Área Central (GEMPAC), foram distribuídas cestas básicas e kits de higiene e limpeza para as profissionais do sexo de Belém.
A ação contou com o apoio do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Ação da Cidadania, da Cruz Vermelha e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
A presidenta da GEMPAC, Lourdes Barreto, uma das fundadoras da CMP do Pará, que participou do congresso de fundação, em 1993, em Belo Horizonte (MG), disse que estava emocionada com a realização da ação de solidariedade junto às profissionais do sexo de Belém. “Essa parceria para a entrega dos alimentos e dos kits é muito importante para as mulheres de estão em situação de vulnerabilidade. Este é um momento de agregar”, destacou Lourdes.