Central de Movimentos Populares acusa Bolsonaro de “excluir população mais carente de programa habitacional”

Por: Revista Fórum

O recentemente anunciado Casa Verde e Amarela, programa habitacional do governo de Jair Bolsonaro, veio para substituir o Minha Casa Minha Vida, criado por Dilma Rousseff, e realmente se parece muito em diversos aspectos, mas também há diferenças importantes, e a maior delas foi denunciada nesta terça-feira (25) por Raimundo Bonfim, colunista da Fórum e coordenador nacional do CMP (Central de Movimentos Populares).

Segundo o líder social, “ao contrário do Minha Casa Minha Vida, que atendia a parte mais carente da população, com subsídios para permitir que este segmento tivesse  acesso à moradia, o Casa Verde Amarela deixa de fora a Faixa 1, justamente as famílias mais necessitadas, com renda até R$ 1,8 mil”.

Bonfim também reclama que “a elaboração do Casa Verde e Amarela acontece à revelia dos movimentos populares urbanos que atuam na área, com vasta contribuição na luta por moradia popular e formatação de programas destinados à moradia digna, especialmente para a população com baixa renda ou desempregada.  Para formatar o programa, o governo deixou de fora os movimentos populares urbanos, mas chamou os setores empresarias da habitação e dos bancos”.

“Ao chamar apenas representantes de setores empresariais para discutir uma questão tão importante para milhões de pessoas, Bolsonaro, mais uma vez, deixa claro para quem governa: para os ricos e poderosos”, completa o colunista.

O programa Minha Casa Minha Vida, abandonado por Bolsonaro, entregou mais de 4 milhões de unidades habitacionais desde 2009. Isso significa investimentos de cerca de 105 bilhões de reais, que beneficiaram mais de 16 milhões de pessoas.

Já o Casa Verde e Amarela, apesar das diferenças apontadas por Bonfim, pretende repetir o sucesso do programa petista, que inspirou tanto os bolsonaristas que o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, acabou chamando o novo projeto de Minha Casa Minha Vida, em plena cerimônia de lançamento, nesta terça (25).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: