
Por: Imprensa CMP
1. Acelerar a vacinação com a compra imediata de novas doses.
2. Investimento total na Fundação Oswaldo Cruz e no Instituto Butantan para produção local.
3. Decretar um lockdown nacional com suspensão das aulas presenciais em todo país.
4. Auxílio emergencial de 600 reais até o fim da pandemia.
5. Tirar Bolsonaro da presidência. Diante do pior momento da covid-19, desde o início da chegada no país, em março do ano passado, chegamos até aqui com mais de mil mortes por dia (nos últimos 43 dias), com a rede hospitalar saturada e UTIs lotadas.
Frente ao avanço do vírus nas pequenas e médias cidades, a demora da vacinação e o aparecimento de novas variantes mais letais e contagiantes, ou se implementam as 5 medidas elencadas acima ou nas próximas semanas e meses o Brasil se transformará num gigantesco cemitério para enterrar milhares de mortos, seja por causa da covid, pelo aumento da fome – devido ao desemprego – seja pela falta de um auxílio que assegure, ao menos, a alimentação.
Passado um ano de pandemia, o país continua sem um Plano Nacional de Imunização. Não tem vacina suficiente nem para os grupos prioritários, muito menos um cronograma de vacinação estabelecido.
O presidente Jair Messias Bolsonaro não pode passar impune diante dessa catástrofe humanitária, tendo em vista ser ele o principal responsável por grande parte das mortes e pelo caos econômico e social no qual o Brasil está vivendo.
Central de Movimentos Populares (CMP)