Coletivo de Mulheres da CMP lança campanha Mulheres na Luta Contra a Fome

Por: Imprensa CMP

A Central de Movimentos Populares (CMP) reforça as ações de solidariedade que vem promovendo desde os primeiros meses da chegada da pandemia ao país com lançamento, na noite desta quinta-feira, da campanha Mulheres na Luta Contra a Fome: quem tem fome tem pressa. A campanha é uma iniciativa do Coletivo de Mulheres da CMP e tem o objetivo de arrecadar recursos, por meio de uma conta online no site www.vakinha.com.br (https://www.vakinha.com.br/…/mulheres-na-luta-contra-a…), para arrecadar recursos e ajudar as famílias necessitadas. Representantes de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro participaram do lançamento da campanha.

Os recursos arrecadados serão destinados à compra de alimentos, materiais de higiene e limpeza, máscaras de proteção e outros itens. “Estamos lançando esta campanha, nesta segunda onda da covid, em que mulheres são as mais afetadas, com desemprego, e por ter que ficar em casa com as crianças, que não estão indo para a creche, principalmente as mulheres periféricas e negras”, afirma Genilce Gomes, do coletivo de Mulheres da CMP.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2020, a pandemia deixou mais da metade das mulheres fora do mercado de trabalho. Em 2021, mais de um ano de pandemia no país, as mulheres continuam enfrentando dificuldades para voltar ao mercado de trabalho.

Durante o evento, foi denunciado o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento à pandemia, bem como as crises sanitária e social e a insegurança alimentar, destacando-se que segurança alimentar é quando não se tem acesso pleno e permanente a alimentos.

Os números são alarmantes: no fim do ano passado, mais da metade da população brasileira estava nessa situação, nos mais variados níveis: leve, moderado ou grave. E aqueles em situação de insegurança alimentar grave eram 9% da população – ou seja, 19,1 milhões de brasileiros estavam passando fome.

A campanha Mulheres contra a fome se soma a outras ações de solidariedade promovidas pela CMP e seguirá em paralelo às campanhas de luta das quais a CMP faz parte, como a Fora Bolsonaro.

Acompanhe essa e outras ações da CMP pelos sites: https://movimentoscontracovid19.com/www.cmpbrasil.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: