CMP implementa horta comunitária em comunidade da zona leste de São Paulo

O Jardim Nova Vitória, na zona leste de São Paulo, está prestes a conquistar uma horta comunitária, que está sendo preparada em um terreno de 220 m². O projeto de construção da horta começou a ser idealizado em maio deste ano por Raimundo Bonfim, coordenador nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), e vai se tornar realidade a partir de novembro, quando começarão as primeiras plantações de feijão guandu, cenoura, beterraba, mandioca, verduras, entre outros alimentos.

No último domingo (3) foi feito um reconhecimento do terreno e feita a demarcação de onde será feita a primeira etapa das plantações. O processo de implementação da horta inclui a formação das famílias beneficiadas pelo projeto. O primeiro grupo será formado por 30 pessoas, depois serão formados outros grupos. A ideia é promover solidariedade não só entre as famílias que participarão do projeto, mas em toda comunidade do entorno.

“É um projeto muito bonito, pois conscientiza as pessoas sobre a importância do alimento de verdade, sem agrotóxicos, e ao mesmo tempo promove a solidariedade na comunidade”, afirma Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP.

O terreno onde a horta será cultivada pertence à Cohab, local onde também serão construídas 960 moradias populares. Paloma Ribeiro Tarrão, do Centro de Promoção Resgate à Cidadania do Grajaú (Ceprocig), entidade filiada à CMP e vencedora do edital da Prefeitura de São Paulo, responsável pelo projeto habitacional local, explica que a horta vai gerar alimento saudável para a comunidade e também solidariedade. “Vamos plantar e colher juntos, e isso vai envolver todos sobre a conscientização da importância do alimento saudável, da agricultura urbana, do combate à carestia dos alimentos, da soberania alimentar e da agricultura familiar”, destaca Paloma.

Além da CMP e Ceprocig, o projeto da horta comunitária no Jardim Nova Vitória tem a apoio da Escola superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), de Piracicaba (SP), e do Grupo Técnico de Apoio (GTA).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: