CMP e ONG Girassol levam curso de confecção de bolsas e sandálias às mulheres de baixa renda no Pará


Um projeto da Central de Movimentos Populares (CMP) e da ONG Girassol, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do estado do Pará, formou 24 mulheres neste mês de abril em um curso gratuito de confecções de bolsas e sandálias no município de Ananindeua. A ação foi destinada às paraenses de baixa renda, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Marilda Cohen, militante da CMP no estado do Pará, explica que durante 30 dias mulheres, em sua maioria, desempregadas, vítimas de violência doméstica e mães solo, tiveram a oportunidade de aprender a produzir os produtos e, agora, estão aptas a ingressar no mercado de trabalho. “Foi uma experiência incrível. Além do curso, tivemos neste período rodas de conversa sobre os direitos e deveres das mulheres. Discutimos também a conjuntura política, social e econômica do nosso país e do estado do Pará”, disse.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego das mulheres ao final do ano passado foi 54,4%, maior do que a dos homens. Dos 12 milhões de brasileiros desempregados, 6,5 milhões são mulheres e 5,4 milhões, homens. Para Regina Baía, representante da ONG Girassol, o curso de confecções de bolsas e sandálias vai fortalecer as mulheres de Ananindeua e a economia local. “Nós agrademos muito essa parceria com a CMP. Chegamos ao fim do projeto, com a esperança de novos cursos para o município”.

No próximo dia 8 de maio, haverá uma feira artesanal na sede da ONG Girassol, em Ananindeua, para a venda das bolsas e sandálias confeccionadas durante o curso. “Nossa ideia é fazer essa feira ser permanente no munícipio. Assim, nossas mulheres terão um espaço exclusivo para o comércio. Estamos em busca de parceiros para concretizar mais esse projeto”, anuncia Regina.

2 comentários em “CMP e ONG Girassol levam curso de confecção de bolsas e sandálias às mulheres de baixa renda no Pará

  1. Bom dia, vi que vcs estão produzindo sandalias. São sandálias de borracha de seringa ou balata? Ou outro tipo de material? Os insumos pra produção das sandálias são de alguma comunidade tradicional? É que trabalho no Ideflor-bio e estamos mapeando comunidades que fazem manejo florestal comunitário e familiar em unidades de conservação e seu entorno.
    Saudações,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: