



A Central de Movimentos Populares (CMP) de Rondônia, junto com o Coletivo Popular Direito à Cidade e a Ouvidoria Geral Externa do Estado, realizou no último dia 7 de maio a Plenária Popular Pelo Direito à Cidade, na sede do Sintero (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia), com o objetivo de debater os problemas das cidades e construir soluções para o bem viver na Amazônia.
O evento, que ocorreu durante todo o dia, contou com a participação de mais de 100 pessoas ligadas aos mais diversos movimentos populares, sindicais, estudantis, entre os quais estavam presentes também movimentos LGBTQI+, PCDs (pessoas com deficiências), indígenas e ribeirinhas.
O dirigente estadual da CMP em Rondônia, Emmanuel Pontes Meirelles, destaca que o encontro foi bastante proveitoso e o resultado final foi indicar uma segunda plenária – com mais organização política – a ser realizada na segunda quinzena do mês de junho.
“Na primeira parte do nosso evento, tivemos uma análise de conjuntura com a participação da ouvidoria da Defensoria Pública de Rondônia. Cinco defensores públicos participaram da nossa plenária, o que nos deixou bastante animado para as nossas futuras lutas. Esse encontro foi um evento preparatório para a Conferência Popular pelo Direito à Cidade, que acontece de 3 a 5 de junho, em São Paulo”, disse Emmanuel.
O dirigente nacional da CMP Eliel Cunha também participou do evento e disse que outro destaque da Plenária Popular Pelo Direito à Cidade em Rondônia, foi as oficinas que aconteceram em um segundo momento do encontro com a intenção de debater temas relacionados a moradia, território, econômica solidária e ecológica, além de questões que envolvem o saneamento, transporte público e preservação do meio ambiente.
“Na parte da tarde, nos dividimos em 10 oficinas. Esses grupos tiveram como objetivo levantar desafios para cada um desses temas e construir propostas concretas de ações que vão compor uma plataforma de luta em nossa região. Foi uma troca surpreendente”, finaliza Eliel.