





A Central de Movimentos Populares fundou nesta terça-feira (5) a CMP da Região de Cocais do Maranhão, composta por 17 municípios – incluindo os maiores de Caxias, Timon e Codó. O evento contou com a participação de mais de 40 lideranças de diversas associações de moradores, Clube de Mães, além de representantes dos movimentos negro, ambiental, pessoas com deficiência e LGBTQIA+.
Também participaram da fundação da CMP regional de Cocais o coordenador estadual da CMP-MA, Carlito Reis, a coordenadora da CMP do Piauí, Neidinha, e o coordenador nacional, Raimundo Bonfim.
Durante o evento, as lideranças presentes debateram a conjuntura política do país, com destaque para o desemprego, perda de renda, carestia dos combustíveis e dos alimentos, fome e desmonte das políticas públicas. A participação popular, os ataques a democracia e a destruição do meio ambiente também foram abordados com bastante preocupação no encontro.
Na ocasião, também foi realizada uma exposição explicando a natureza política da CMP, os objetivos de nossa central, bem como a importância de se fundar uma CMP na região para fortalecer as lutas populares na defesa das políticas públicas com participação popular, além de somar forças para derrotar Bolsonaro e eleger Lula presidente.
Ao final do evento, foi deliberado, por unanimidade, também a criação de um comitê popular de luta. Para Raimundo Bonfim, a criação da CMP da Região de Cocais no Maranhão, representa um fato histórico para consolidação da Central de Movimentos Populares no estado e no Brasil.
“O evento teve uma grande representatividade e diversidade de movimentos e coletivos populares. Todos e todas estão com muita vontade e determinação de construir a CMP regional e articular lutas unitárias. Destaco ainda a excelente contribuição de Paulo Carneiro, do movimento de pessoas com deficiência, que articulou e coordenou a plenário para fundar a CMP regional. Viva a CMP do Maranhão. Viva a CMP região dos Cocais!”, comemora Bonfim.