CMP realiza encontros, se fortalece no Nordeste e lança brigadas e comitês de luta

A Central de Movimentos Populares realizou uma série de reuniões, seminários e encontros em estados do Nordeste na última semana. As agendas tiveram como objetivo central debater a conjuntura política do país, reforçar a presença da CMP nos estados e organizar o processo de construção de Brigadas e Comitês Populares de Luta, instrumentos de mobilização para derrotar Bolsonaro e eleger Lula presidente em outubro.

Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP, destaca que os encontros realizados de 30 de junho à 5 de julho no Nordeste foram muito positivos. “Volto revigorado com a força da CMP no Nordeste e feliz com as alianças que estão sendo construídas pela CMP. Nos últimos dias, participei de eventos em Sergipe, Pernambuco, Piauí e Maranhão e, em todos os encontros, fiquei impressionado com o crescimento da CMP, organização e disposição de luta dos movimentos populares e do povo se preparando para entrar em campo para vencer as eleições em 2022. Com a luta e organização dos movimentos populares e sociais nós vamos superar a crise econômica e social e reconstruir o Brasil”, disse.

Sergipe

Os eventos no Nordeste tiveram início com uma reunião na quinta-feira (30) de rearticulação da CMP no estado do Sergipe. O encontro, organizado por Camilo Feitosa Daniel, jovem liderança dos movimentos populares do estado, contou com a presença de representantes de movimentos que lutam por moradia, saúde, direitos das mulheres, além de integrante de associações de moradores e pescadores.

Durante o evento, foi debatido a conjuntura política com foco na crise econômica e social que assolam o país, com alternativas para enfrentar os desmontes das políticas públicas  a fim de combater o desemprego e a fome que atinge 33 milhões de brasileiros e brasileiras. Para tanto, os presentes entenderam ser necessário construir as mais diversas formas de articulação e mobilização dos movimentos e do povo, como a criação, por exemplo, de comitês de lutas e brigadas digitais, de agitação e propaganda.

Ao final do evento, as lideranças populares se comprometeram a iniciar um processo de rearticulação da Central no Estado. Por essa razão, será realizado um levantamento de outras entidades em Sergipe e, posteriormente, em 15 de julho, haverá uma reunião ampliada para concretizar novas adesões.

Pernambuco

O estado do Pernambuco também foi palco de atividades realizadas pela Central de Movimentos Populares. No sábado (2), foi realizado o Seminário da CMP-PE Organização, Comunicação e Formação, que contou com a participação de mais de 100 dirigentes e militantes dos movimentos populares filiados à CMP.

No encontro, o público presente debateu a conjuntura política do país e os desafios a serem enfrentados pela CMP e pelos movimentos populares durante o processo eleitoral e pós-eleição. Durante o evento, foi realizado também uma reunião de  articulação do coletivo de mulheres da CMP-PE, que deliberam fazer uma plenária do coletivo no dia 30 de Julho. No final do Seminário, 17 novos movimentos populares solicitaram filiação à CMP.

“Foi um seminário muito representativo, muito potente, de muita diversidade de movimentos e de várias cidades e regiões do estad. Parabéns a CMP- PE e todos e todas que contribuíram na articulação e mobilização para esse encontro histórico”, disse Raimundo Bonfim.

Ainda no domingo (3), Raimundo Bonfim, participou do 3° Congresso do Movimento Semente Urbana (MSU), de Pernambuco, filiado à Central de Movimentos Populares (CMP). O encontro ocorreu em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. No evento, também foi debatido a conjuntura política do país e os desafios dos movimentos populares frente a situações de crise econômica e social, e as eleições que serão realizadas daqui três meses.

Durante o Congresso, foi lançado também o Comitê de Luta de Jaboatão dos Guararapres, que contará com atividades organizadas pelo MSU/CMP em conjunto com outras entidades, como a MMM, FUP, CUT e partidos políticos.

Piauí

Foi realizada no dia 4 de julho, a Plenária Estatual da CMP do Piauí com aproximadamente 140 dirigentes e lideranças de várias cidades do estado. O evento contou também com a presença de Rafael Fonteles, pré-candidato ao governo do estado pelo PT.

Foi deliberado a construção de brigadas e comitês de lutas com o objetivo de incidir no cenário político eleitoral. Além da CMP, os espaços contarão com a articulação de outros movimentos como MAB, MPA, Sindicatos dos Eletricitários e Urbanitários.

No próximo dia 15 de julho, a CMP-PI participa do primeiro ‘Sextou com Lula’. Os dirigentes da CMP do estado já começam também a preparar as mobilizações para o 7 de setembro.

O evento, que contou ainda com a presença de Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP, terminou com todos os presentes animados e com bastante disposição para eleger Lula presidente, Rafael Fonteles governador e Wellington Dias senador. A CMP e demais movimentos populares estão fortalecidos na luta pelas mudanças estruturais necessárias para combater as desigualdades econômicas e sociais.

Neide Carvalho, coordenadora da CMP-PI e presidente da FAMCC-PI, destaca que a plenária estadual foi um momento muito importante e extremamente necessário para a organização da luta diante dos desafios a serem enfrentados no país. “Passamos tempos sombrios onde se faz necessário mais do que nunca a coragem, organização e protagonismo dos movimentos, tenho certeza que todos os dirigentes saíram energizados e encorajados a tocar a luta”.

Maranhão

A Central de Movimentos Populares fundou na terça-feira (5) a CMP da Região de Cocais do Maranhão, composta por 17 municípios – incluindo os maiores de Caxias, Timon e Codó.  O evento contou com a participação de mais de 40 lideranças de diversas associações de moradores, Clube de Mães, além de representantes dos movimentos negro, ambiental, pessoas com deficiência e LGBTQIA+.

Também participaram da fundação da CMP regional de Cocais o coordenador estadual da CMP-MA, Carlito Reis, a coordenadora da CMP do Piauí, Neidinha, e o coordenador nacional, Raimundo Bonfim.

Durante o evento, as lideranças presentes debateram a conjuntura política do país, com destaque para o desemprego, perda de renda, carestia dos combustíveis e dos alimentos, fome e desmonte das políticas públicas. A participação popular, os ataques a democracia e a destruição do meio ambiente também foram abordados com bastante preocupação no encontro.

Carlito Reis, coordenador da CMP-MA, comemorou a fundação da Central de Movimentos Populares na Região de Cocais e disse que os movimentos terão papel fundamental nas eleições de 2022. “Parabenizo a todos e a todas pela mobilização que resultou na criação de mais um espaço de articulação da CMP. Em especial deixo aqui o  acolhimento de Dona Maria Reis que cedeu o espaço do grupo de Mães da Comunidade Volta Redonda, em Caxias, e ao companheiro Paulo Carneiro que contribui com o sucesso do nosso evento”.

Na ocasião, também foi realizada uma exposição explicando a natureza política da CMP, os objetivos de nossa central, bem como a importância de se fundar uma CMP na região para fortalecer as lutas populares na defesa das políticas públicas com participação popular, além de somar forças para derrotar Bolsonaro e eleger Lula presidente.

Ao final do evento, foi deliberado, por unanimidade, também a criação de um comitê popular de luta. Para Raimundo Bonfim, a criação da CMP da Região de Cocais no Maranhão, representa um fato histórico para consolidação da Central de Movimentos Populares no estado e no Brasil.

“O evento teve uma grande representatividade e diversidade de movimentos e coletivos populares.  Todos e todas estão com muita vontade e determinação de construir a CMP regional e articular lutas unitárias. Destaco ainda a excelente contribuição de Paulo Carneiro, do movimento de pessoas com deficiência, que articulou e coordenou a plenário para fundar a CMP regional. Viva a CMP do Maranhão. Viva a CMP região dos Cocais!”, concluiu Raimundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: