A Central de Movimentos Populares (CMP) participa a partir da próxima quinta-feira (28/07) do Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) em Belém, no Pará. O evento, que terá duração de quatro dias, vai reunir no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) representantes de nove países para tratar de temas relacionados a crise climática, a defesa da floresta, a grilagem e terra, além da destruição da sociobiodiversidade, entre outros temas desafiadores para a região.
Segundo os organizadores, o encontro também contará com a presença de representantes dos movimentos populares e sociais, articulações e povos de toda a Amazônia e terá ainda debates divididos em sete temáticas. São eles a Casas de Saberes e Sentires; os Grandes Eventos; as Atividades Autogestionadas; as Plenárias; Atividades Culturais; Tendas e a Atividades Coligadas.
Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP, já está na capital paraense para participar do Fospa. “O Fórum acontece em um momento muito decisivo da luta contra a destruição das florestas e dos ataques ao meio ambiente, cometidos constantemente pelo governo Bolsonaro. Lutamos pela garantia de direitos aos povos que habitam na Amazônia. O Brasil anda, por exemplo, na contramão do combate às mudanças climáticas e as consequências disso são terríveis para a nossa existência. Precisamos abrir caminhos para a preservação da natureza e da vida”, disse.
Ato em Defesa da Democracia
A CMP, conjuntamente com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a União Nacional por Moradia Popular (UNMP), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), fará um ato em defesa da democracia. Durante a mobilização, será lançado as Brigadas de Agitação e Propaganda com o objetivo de fazer a disputa eleitoral visando a eleição do ex-presidente Lula em outubro.
“As brigadas são instrumento de diálogo com o povo sobre os problemas econômicos e sociais. Com essas atividades, vamos debater com a sociedade a importância de eleger Lula presidente, uma bancada de deputados(as) e senadores (as) progressistas, bem como fortalecer os movimentos populares em sua luta por mudanças estruturais tão necessárias e urgentes no Brasil”, explica Bonfim.
Agenda CMP
Como parte da programação coligada ao Fórum Social Pan-Amazônico, na quarta-feira (27), antes da abertura oficial do evento, lideranças da CMP dos estados da Região Norte do país farão um encontro regional em Belém, com os temas Direito à Cidade, Meio Ambiente e Soberania Alimentar. Confira abaixo a programação:
9h – Acolhida e objetivos do evento
9h30 – Seminário:
Direito à Cidade com Raimundo Bonfim – coordenador nacional da CMP
Meio Ambiente com André de Souza – Professor da Universidade Federal do Pará
Soberania Alimentar com Maria Amujaci Machado Brilhante – Movimento de Mulheres e Soberania Alimentar
11h- debate
12h30 – Almoço
13h30 – Encaminhamentos