A militância da Central de Movimentos Populares (CMP) participa do grande ato da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente e Fernando Haddad para governador, neste sábado (20), a partir das 10h, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. O evento contará com a presença de militantes de diversos movimentos populares e sociais comprometidos com a democracia, com os direitos e com a reconstrução do Brasil. A Central de Movimentos Populares, a União dos Movimentos de Moradia, o Movimento dos Atingidos por Barragens, a Frente de Luta por Moradia e o Levante Popular da Juventude/SP estão com a meta de mobilizar 10 mil pessoas para o comício no Vale do Anhangabaú.
Também estarão presente no ato Geraldo Alckimin (PSB), vice-candidato à presidência da República na chapa com Lula; Fernando Haddad (PT), candidato ao governo do estado de São Paulo e Márcio França (PSB), candidato ao Senado.
Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP, ressalta que a escolha pelo Vale do Anhangabaú para o primeiro comício da campanha em São Paulo é bastante simbólica. “Em 1984, foi realizado o comício de encerramento das Diretas Já no local. O movimento pedia o fim da ditadura militar e Lula estava presente exigindo também eleições diretas. Neste sábado, estaremos lá novamente clamando por respeito à democracia, por um Brasil livre da fome, do desemprego, da carestia e desse projeto de morte e destruição do meio ambiente e das políticas públicas em prol da classe trabalhadora”, afirma Bonfim.
O período oficial de campanha estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve início nesta quarta-feira (16). Nesta mesma data, a Associação dos Moradores Nova Heliópolis, filiada CMP, recebeu a companheira de Lula, a Janja, para uma caminhada na favela do Heliópolis, em São Paulo. A atividade, coordenada pela professora Genilce Gomes, diretora da Associação Nova Heliópolis e do coletivo de mulheres da CMP, debateu caminhos para reconstrução do país com a retomada de políticas públicas em saúde, educação e moradia, emprego e renda, por exemplo.
“Nós, dos movimentos populares estamos totalmente engajados para a eleição de Lula presidente Haddad governador em São Paulo. Precisamos derrotar o pior governo da história desse país. Neste sábado, faremos no Vale do Anhagabaú um grande comício, uma festa popular rumo a um governo democrático e popular. Contamos com a presença de todos e todas no Vale do Anhangabaú. Vamos Juntos e Juntas construir, com a participação popular, a vitória nas eleições em outubro”, destaca Bonfim.