Movimentos populares se reúnem em São Paulo para traçar estratégias para vitória de Lula e Haddad

Movimentos populares e sociais realizaram nesta quarta-feira (5) uma reunião para debater ações unitárias no estado de São Paulo com o objetivo de eleger Luiz Inácio Lula da Silva presidente da República e Fernando Haddad governador do estado. O encontro aconteceu na sede da Central de Movimentos Populares (CMP), na capital paulista, e reuniu mais de 70 lideranças de organizações como a Central de Movimentos Populares (CMP),  Coordenação de Entidades Negras (CONEN); Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST); Marcha Mundial das Mulheres (MMM),  Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), União dos Movimentos de Moradia (UMM), Levante Popular da Juventude – SP; Frente de Luta por Moradia (FLM), MSTC (Movimento dos Sem Teto do Centro), Ceprocig e várias outras entidades e movimentos populares da periferia de São Paulo e de cidades do interior, além do secretário de movimentos populares do PT-SP, Simão Pedro, e Débora Lima, presidente do Psol de São Paulo.

Para as organizações, a vitória de Lula no 2º turno depende de uma ampla mobilização da militância dos movimentos populares e setores médios. Como parte das estratégias traçadas, a decisão é aumentar a mobilização de militantes nas ruas. E, na próxima sexta-feira (7), às 16h, os movimentos farão uma mobilização denominada de ‘Sextou com Lula e Haddad’, a ser realizado em frente ao Theatro Municipal, na capital de São Paulo. De lá, os apoiadores sairão em caminhada até a Quadra do Sindicato dos Bancários, no centro histórico da cidade, onde será realizada a Plenária “Arrancada Lula e Haddad”.

Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP, destaca que o ex-presidente Lula teve uma votação histórica no primeiro turno das eleições com 57 milhões de votos e, de acordo com a última pesquisa IPEC, divulgada nesta quarta-feira, se a eleição fosse hoje o candidato petista, venceria com 55% dos votos válidos contra 45% de Jair Bolsonaro. No entanto, ele destaca que a vitória dependerá de forte mobilização dos movimentos populares. 

“A CMP teve a inciativa de convocar essa reunião em caráter emergencial para articular os movimentos populares urbanos com vista a desenvolverem mobilizações unitárias para eleger Lula e Haddad.  Reunimos lideranças de importantes movimentos de caráter geral e local. Foi um encontro muito representativo, fundamental para aumentar as ações de ruas nesse segundo turno”, afirma Bonfim.

Os movimentos populares deliberam ainda que, para além da sexta-feira (7), as mobilizações do movimento ‘Sextou com Lula’ acontecerão nos próximos dias 14, 21 e 28 de outubro. Na próxima terça-feira (11), haverá também uma grande plenária dos movimentos para continuar a articulação e mobilização pela vitória de Lula e Haddad.

Veja as imagens:

Um comentário em “Movimentos populares se reúnem em São Paulo para traçar estratégias para vitória de Lula e Haddad

Deixe um comentário