Em um levantamento preliminar, foram pelo menos 20 ônibus das mais diversas entidades, com aproximadamente mil pessoas de todas as regiões do Pará e 35 militantes da CMP”, afirma o coordenador da CMP PA, Paulo Cohen
Cerca de 150 mil pessoas estiveram em Brasília para a cerimônia de posse de Luiz Inácio Luca da Silva, no último domingo, (1). Entre várias caravanas de todo o país, a Central de Movimentos Populares do Pará (CMP PA), faz um levantamento que soma em um total de mil pessoas vindo do Estado do Pará para o Distrito Federal dos mais diversos segmentos.
De acordo com a avaliação do coordenador da CMP Pará, Paulo Cohen, todas as regiões, categorias e diversidade estiveram presentes.
“Aqui do Pará, cerca de 20 ônibus de todas as regiões estiveram presentes com uma representividade de negros, negras, indígenas, quilombolas, LGBTQI+, saúde, educação, transportes, moradia, todos os segmentos. Todos que fazem parte da luta e constroem um mundo novo estiveram na posse”, afirmou.
Paulo Cohen também fala sobre a caminhada dos movimentos sociais, que marchou do estádio do Mané Garrincha até a Esplanada dos Ministérios.
“Na manhã do dia 1, caminhamos até a Esplanada. Milhares de pessoas representando a força e a garra dos movimentos sociais. A CMP mais uma vez cumpriu com seu papel como entidade nacional, que esteve desde o primeiro momento com o presidente Lula e o coroamos com o momento da posse que foi indescritível”, completa.
Para o coordenador da CMP Pará, o momento da posse simboliza a retomada das políticas públicas e a reconstrução da democracia.
“Depois de quatro anos de fascismo, de destruição da máquina pública, de retirada dos direitos do povo brasileiro, o povo teve o momento de festejar a retomada da democracia”.
Serviço:
A Central de Movimentos Populares do Pará esteve presente durante a cerimônia de posse do presidente Lula, em Brasília.