Militância da CMP participa da recriação do Minha Casa, Minha Vida com Lula na Bahia

A militância da Central de Movimentos Populares (CMP) da Bahia participou nesta terça-feira (14) da assinatura da Medida Provisória que relançou o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O evento, em Santo Amaro (BA), contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele participou da entrega de 684 unidades em dois conjuntos habitacionais no município.

Em cinco lançamentos simultâneos – também em Lauro de Freitas (BA), João Pessoa (PB), Contagem (MG) e Aparecida de Goiânia (GO) –, o governo federal entregou mais 2.745 habitações. Até 2026, o governo Lula pretende entregar 2 milhões de novas unidades do Minha Casa, Minha Vida.

José Jesus de Souza, o Joselito, coordenador estadual da CMP da Bahia esteve presente no lançamento da nova edição do (MCMV), em Santo Amaro. Para ele, a escolha da Bahia para a retomada das obras do maior programa habitacional que esse país já teve é motivo de muito orgulho. Ele conta que as obras no município estavam paradas há cinco anos. “Foi uma emoção enorme.  O presidente Lula veio com muita ousadia. Ele chegou em um helicóptero. A gente pulava, chorava e vibrava ao mesmo tempo porque sabemos tudo o que ele representa para as famílias de baixa renda. É a esperança de volta”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente Lula disse que escolheu o município de Santo Amaro para a cerimônia pelo seu simbolismo. Segundo ele, a cidade tem um diverso patrimônio artístico e cultural, que incluí igrejas de valor histórico e terreiros com grande representatividade social.

O município também é conhecido por ser terra natal dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. “Eu vim porque aqui eu tive uma amiga extraordinária. Não era famosa, não era cantora. Mas era uma mulher por quem eu tive um respeito profundo, que era a mãe de todos aqueles que ficaram famosos, a Dona Canô”, disse em referência a mãe de Caetano e Bethânia.

“Várias vezes que eu vim aqui eu fui na casa da Dona Canô porque ela representava, na minha opinião, uma inteligência rara do povo baiano”, acrescentou sobre a matriarca que morreu aos 105 anos de idade em 2012.

Fernanda Paranaguá, também da coordenação estadual da CMP da Bahia, ressalta que para ela a emoção foi ainda maior por natural de Santo Amaro. “Aqui é a minha cidade natal. conheço as famílias que foram comtempladas hoje com as chaves de suas casas. São pessoas que estão enquadradas nos critérios. Lembrei da minha infância, das chuvas que destruíram as casas de muitos ali presentes. O que vivi hoje foi inesquecível. Fiz questão de estar presente e estou emocionada até agora por saber que muitas outras famílias também terão essa oportunidade de acessar sua moradia nos próximos anos do governo Lula”, ressaltou.

180 mil novas casas até o fim do ano

Durante o evento, o presidente Lula anunciou ainda a retomada das obras de outras 5.562 unidades habitacionais em cinco municípios: Rio Largo (AL), Chapadinha e Imperatriz (MA), Governador Valadares (MG) e Belém (PA).

Até o fim do ano, o governo pretende entregar cerca de 180 mil casas e apartamentos pelo Minha Casa Minha Vida. O número refere-se ao total de obras paralisadas durante o governo Bolsonaro.

“A roda gigante deste país começa a girar a partir de hoje. Vim aqui para começar a provar que é possível reconstruir um outro país. E para dizer que o povo brasileiro vai voltar a tomar café, almoçar e jantar, a morar, a estudar, a trabalhar e ter acesso a todas as coisas que todo mundo tem o direito de ter”, declarou o presidente.

Além das obras paradas na área de habitação, Lula também anunciou que pretende entregar até o fim do ano cerca de 4 mil obras de escolas e creches que estavam paralisadas. “Ao todo, são 14.800 obras paradas. E a gente vai começar a tocar todas elas, para que esse país volte a caminhar, a rodar, a girar, e a produzir crescimento econômico.”

O presidente Lula destacou tambpem que, a partir de agora, terá como uma das prioridades retomar obras que ficaram paradas nos governos anteriores.

“A partir de hoje eu vou começar a viajar o Brasil com meus ministros. Vou visitar as cidades, visitar estradas. E vamos fazer com que todas as obras que estão paralisadas voltem a ser construídas”, disse.

No dia em que o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida foi relançado no país, o coordenador nacional da Central de Movimentos Populares, Raimundo Bonfim, saudou o presidente Lula pelos esforços para a retomada das obras e financiamento para famílias de baixa renda.

“Saudamos o governo Lula pela retomada das obras de moradias porque trata-se de uma ação, que além de permitir o acesso à moradia de quem está desempregado ou empregado com baixa renda, pagando aluguel, também é uma medida que impacta rapidamente na economia, contribuindo na geração de emprego e arrecadação de impostos. Parabenizamos o governo Lula e as lutas dos movimentos populares urbanos que resistiram nas ruas e denunciaram os retrocessos do governo Bolsonaro”, concluiu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: