8M: Coletivo de Mulheres da CMP sai às ruas contra a violência, desigualdades, fome e a favor do aborto

Contra a violência, o feminicídio, a misoginia e o fascismo, o Coletivo de Mulheres da Central de Movimentos Populares (CMP) foi às ruas neste 8 de março em diversas cidades do País. Segundo o coletivo, o dia não foi de comemoração, mas sim de luta e união.

Em São Paulo, o ato ocorreu no fim da tarde de quarta-feira no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, convocado por movimentos populares, sociais, sindicais e estudantis. Entre as principais reinvindicações estavam a defesa da democracia e a luta contra a fome, a pobreza e as desigualdades.

A professora Genilce Gomes, integrante do Coletivo de Mulheres da CMP, explica que desde janeiro os movimentos populares e sindicatos começaram a programar os atos deste 8 de Março. “Escolhemos as pautas e bandeiras de forma unitária. Fomos às ruas contra a violência mulheres, desigualdade de gênero, fome e a favor do aborto. Os números recentes sobre o feminicídio são alarmantes. Não podemos aceitar viver com tamanha violência”, disse.

No começo deste mês de março, um estudo divulgado Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, estimou que duas mulheres são estupradas por minuto no Brasil. São quase 822 mil casos por ano.  

A situação é ainda mais alarmante porque pouco mais de 33% das mulheres brasileiras com mais de 16 anos já sofreu violência física ou sexual de parceiros ou ex-companheiros ao longo da vida, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número, que equivale a mais de 21 milhões de vítimas, é maior que a média de casos no mundo, de 27%, conforme estimativa da Organização Mundial da Saúde.

Apesar da vitória da democracia, a desigualdade nos cargos de chefia e falta de representatividade em setores da sociedade, principalmente o político, continuam. As mulheres esperam reverter o quadro, esperançosas com o novo governo Lula, que anunciou hoje em Brasília um pacote de medidas voltadas ao público feminino. A Coletivo de Mulheres da CMP esteve presente no evento (Veja imagens abaixo).

São 25 ações, como o lançamento do programa dignidade menstrual para mulheres em situação de vulnerabilidade, reforço das estruturas das delegacias de atendimento à mulher, criação do Dia Nacional Marielle Franco contra violência política, construção de Casas da Mulher Brasileira em capitais e no interior do país e produtos em condições especiais no Banco do Brasil, como linha de crédito com taxa menor para agricultoras familiares e empreendedoras.

“O dia Internacional das Mulheres para nós são todos os dias porque é a gente que faz tudo acontecer. E nós lutamos para sobreviver, sem um único dia de paz, mas com muita energia e disposição. Viva às mulheres do Brasil”, disse Neide Carvalho, coordenadora da CMP no Piauí.

Veja em imagens como foi o 8M do Coletivo de Mulheres da CMP

São Paulo

Brasília

Pará

Ceará

Rio Grande do Norte

Piauí

Paraná

Rio de Janeiro

Espírito Santo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: