A Central de Movimentos Populares (CMP) abre, a partir de 18 de março, inscrições para mais uma edição do projeto Escola Soberania Alimentar – formação de lideranças comunitárias em agroecologia. O objetivo do curso é formar pessoas que tenham o interesse de discutir a importância da alimentação saudável e acessível, além de terem o desejo de montar projetos autogeridos de compostagem e hortas orgânicas em seus territórios, que alavanquem a organização das comunidades.
Com atividades teóricas e práticas, o curso gratuito, que compreende turma de 20 pessoas vai de 24 de abril a 10 de julho, é dividido em quatro módulos. São eles: Compostagem; Recipientes e Canteiros; Preparo da Terra e Escolha dos Alimentos e Plantio de Mudas e das Sementes. Os módulos, acontecerão a cada 3 semanas, sendo as atividades teóricas desenvolvidas na escola e atividades práticas desenvolvidas no território, organizadas em uma grade de oficinas que será apresentada no início de cada curso.
Segundo Miriam Hermógenes, da direção municipal da CMP de São Paulo, o projeto Escola Soberania Alimentar nasce também com a preocupação de enfrentar a carestia, a fome e a miséria, uma vez que o Brasil tem hoje mais de 33 milhões de brasileiros que não têm garantido o que comer em suas casas, segundo um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).
“Essa será a segunda turma que a CMP formará no projeto Escola Soberania Alimentar. Além dos nossos alunos aprenderem todo o processo para a concepção de hortas, eles também serão orientados em como distribuir os seus produtos, ativando relações de solidariedade com os mais necessitados de apoio. O projeto Escola Soberania Alimentar conta com o apoio do Tarcísio de Paula Pinto, consultor em gestão de resíduos, e com a assistente social Marcia Terlizzi, especialista em organização comunitária. A nossa intenção é produzir produtos de qualidade para a nossa existência”, disse Miriam.
Para participar da Escola Soberania Alimentar é necessário que o interessado integre movimentos filiados à Central de Movimentos Populares. As aulas serão ministradas na sede da CMP, localizada na Rua da Fiação, 335, Saúde – SP.
As inscrições podem ser feitas no link aqui:






















Gostaria de participar das aulas, por outros tive algumas dificuldades de estra em todas aulas por isso quero fazer novamente, pois o curso é muito bom e muito importante
Para levar para outras regiões
CurtirCurtir
Pode fazer a inscrição no link disponível no texto e acompanhar as aulas.
CurtirCurtir