A Central de Movimentos Populares (CMP) participou de importantes eventos em Brasília nos últimos dias. Na terça-feira (18/04), a CMP esteve presente na retoma das reuniões do Fórum Interconselhos Nacional, que reuniu centenas de representantes de conselhos nacionais e entidades da sociedade civil.
Na abertura do Fórum, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, explicou que nos próximos meses serão realizados três fóruns nacional e 27 reuniões em todos os estados e Distrito Federal. O objetivo dos encontros será a elaboração do Plano Plurianual Participativo (PAA), em que a sociedade opina sobre as prioridades para investimento de recursos em políticas públicas nos próximos quatro anos.
Nesta quarta-feira (19/04), a CMP também esteve presente no segundo dia do Fórum Interconselhos, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, que deu início efetivamente ao processo de elaboração do PPA 2024-2027.
O PPA é uma das três leis orçamentárias do Brasil, ao lado da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e da LOA (Lei Orçamentária Anual) e define os eixos, as diretrizes e os objetivos estratégicos do governo para o período, apontando os programas e metas que permitirão atingir esses objetivos. O presidente Lula e o ministro Márcio Macedo estiveram presentes no evento.
Conselho de Participação Social
Durante o evento que deu início ao PAA, em Brasília, Lula também instalou o Conselho de Participação Social da Presidência da República, dando posse aos integrantes.
O conselho é composto por 68 representantes da dos movimentos sociais, populares, sindicais, redes e articulações da sociedade civil organizada, além de seis integrantes do governo federal. Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP, foi um dos empossados durante a cerimônia. Ele é um dos oito integrantes da executiva do Conselho de Participação Social da Presidência da República.
“O dia aqui em Brasília foi muito animado, concorrido e cheio de esperança e expectativas. Depois dos ataques que nós, dos movimentos populares e sociais, sofremos no governo anterior, estar nesse espaço debatendo as prioridades da população, dos movimentos populares, da classe trabalhadoras, é motivo de comemoração. Retomamos a participação popular no debate das políticas públicas que tenham como objetivo melhorar as condições de vida e elevar a consciência política do povo”, disse Bonfim.
Além do presidente Lula e do ministro Marcio Mâcedo, participaram do evento as ministras Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Cida Gonlçaves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) além da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Luiz Marinho (Trabalho) e Rui Costa (Casa Civil) também estiveram no evento.