CMP participa de roda de conversa sobre Plano Diretor de Porto Velho, em Rondônia

A Central de Movimentos Populares participou na quarta-feira (19/10) de uma roda de conversa no Sindicato dos Urbanitários de Rondônia, em Porto Velho, para debater propostas do Plano Diretor do município. Cerca de 20 militares de diversos movimentos populares estiveram presente no encontro construindo propostas para atender as necessidades e anseios da população por melhores condições de vida.

Eliel Cunha, dirigente nacional da CMP, destaca que durante o evento os militantes recuperaram a memória da revisão do Plano Diretor nos anos de 2018 e 2019, problematizando os impactos da desigualdade na vida cotidiana da população, especialmente no que diz respeito a luta pela moradia digna, saneamento básico, transporte público, saúde e educação. Para o dirigente na CMP, o objetivo principal nesta retomada do Plano Diretor é fazer com que um maior número de pessoas acesso a esse importante instrumento de desenvolvimento e expansão urbana.

“Nossa intenção é monitorar as tratativas, considerando que recentemente ocorreu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade em trechos do Plano Diretor que sofreu mais de 60 alterações durante a aprovação na Câmara em 2020. A principal se refere a mudanças substanciais no sistema de proteção de áreas verdes, permitindo a expansão urbana sobre a margem esquerda do Rio Madeira. Isso vai na contração do que o próprio Plano Diretor estabelecia como um dos pilares de controle da dispersão urbana”, explica Eliel Cunha.

Ao final do encontro, os movimentos populares – representados por seus dirigentes – deliberaram a realização de formação nas comunidades e territórios com o objetivo de inserir os munícipes nas discussões sobre o Plano Diretor. “Precisamos continuar acompanhando os trabalhos e as negociações para que tenhamos uma sociedade plural, diversa e solidária”, disse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: