Jovem Repórter Popular – formação, articulação e incidência

No segundo semestre de 2021, a Central de Movimentos Populares (CMP) em parceria com o Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU) e apoio da União Europeia (UE), realizou o projeto Jovem Repórter Popular – formação, articulação e incidência, que teve como principal objetivo fortalecer, a partir da comunicação popular, a atuação dos/as jovens dos movimentos populares por cidades mais democráticas.

Foram realizadas oficinas temáticas sobre design gráfico, audiovisual e produção de podcast para 20 jovens de cinco unidades federativas onde a CMP atua: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. Confira abaixo os materiais produzidos como resultado das oficinas.

Ressaltamos o importante papel da juventude urbana mobilizada localmente pela CMP na luta por direitos, pois ela representa um grupo profundamente impactado pelas questões que marcam a vida das cidades brasileiras em todo o território nacional como, por exemplo, as condições de moradia e deslocamento ou o acesso ao trabalho e à cultura. Para fortalecer a resistência e buscar contribuir com a transformação dessa realidade, entendemos que a comunicação popular cumpre um papel fundamental.

Para incidir sobre o modelo urbano, é preciso investir no aumento da capacidade da juventude utilizar ferramentas e meios de comunicação para ampliar e qualificar o debate sobre questões relevantes do território que habitam, e promover mobilização e incidência no sentido de ter cidades cada vez mais inclusivas e democráticas.

Cartilha

A cartilha traz os principais conteúdos trabalhados nas oficinas e exemplos das produções dos/as jovens, para disseminação entre movimentos populares e reprodução do conteúdo em atividades formativas, com vistas à multiplicação dos resultados. Acesse aqui.

Podcast

As pessoas participantes do projeto produziram podcasts para tratar de temas relacionados ao cotidiano dos territórios populares. Além disso, foi produzido um podcast especial, em parceria com o Prato Cheio (um podcast sobre o direito à alimentação), para expor resultados do projeto e explicar como fazer um podcast. A proposta é estimular militantes dos movimentos populares a produzir conteúdos de podcast. Acesse aqui!

Conteúdos

O que é e como fazer um Podcast? Acesse aqui!

Podcast da Larissa, jovem participante do projeto: acesse aqui.

Podcast da Carla, jovem participante do projeto: acesse aqui.

Podcast do Paulo, jovem participante do projeto: acesse aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: