CMP é contemplada com mais de 10 mil moradias com anúncio do Minha Casa Minha Vida Rural e Entidades

A Central de Movimentos Populares (CMP) participou nesta quarta-feira (10/04) do anúncio da seleção de mais de 112 mil moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) nas modalidades Rural e Entidades em todo o Brasil. O evento, realizado no salão nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de seu governo.  Com a contratação de novas unidades, a CMP será contemplada com mais de 10 mil moradias.

Segundo o governo federal, R$ 11,6 bilhões serão destinados para a construção das unidades. O programa dará teto a 440 mil pessoas em áreas rurais e urbanas. Muitas delas localizadas em comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas; e famílias organizadas pelos movimentos populares.

Presente no evento, Paulo Cohen, dirigente nacional da CMP, comemorou os frutos colhidos nesta quarta-feira, em Brasília. “O que estamos vivendo hoje é resultado de muita resistência daqueles que nunca desistiram de lutar por melhores condições de vida para o povo brasileiro. Reconduzimos Lula à Presidência da República porque era a nossa esperança. No ano em que o Minha Casa Minha Vida completa 15 anos, novas famílias terão a oportunidade de viver com dignidade dentro de suas casas”, disse.

Para esta etapa, o MCMV Rural selecionou e habilitou para atuar no programa 2.105 de propostas de 1.137 de entidades organizadoras ligadas aos movimentos de luta por moradia, bem como organizações de representação de agricultores e trabalhadores rurais, além de entes públicos locais. Já para o MCMV Entidades, foram 443 propostas de 206 entidades organizadoras.

Os grupos mais vulneráveis, como mulheres chefes de família, famílias de áreas de risco, terão prioridades. O governo informou que o prazo de contratação das propostas selecionadas será de 180 dias, contados a partir da data de publicação da portaria, mas que poderá ser prorrogado pelo Ministério das Cidades.

Neide Carvalho, dirigente nacional da CMP, destaca que hoje o Brasil vive mais um dia histórico, um dia de muita alegria para os movimentos sociais. “O anúncio marca a retomada da democracia, a volta da participação social e de um governo democrático. É uma alegria pra mim enquanto coordenadora nacional da CMP, enquanto mulher. Foram longos meses de trabalho, desde a criação da portaria até o anúncio hoje da seleção. É um sentimento de tarefa cumprida, principalmente, por saber que essas moradias estarão em nome de mulheres. Nós temos essa característica forte dentro dos movimentos de moradia. As mulheres sempre estão à frente das ocupações, somos a maioria e fazemos a luta que não para por aqui. Saiu a seleção, agora é correr contra o tempo para, em 180 dias, assinarmos contratos e iniciar obras”.

Ao discursar durante o evento, Lula parabenizou as unidades do Minha Casa Minha Vida construída pela modalidade Entidades. Ele disse que as novas casas têm apresentado qualidade bastante superior, na comparação com as feitas por empresas construtoras.

“Fiquei orgulhoso quando ouvi o Jader Filho [ministro das Cidades] dizer que as entidades fazem casa melhor do que os empresários. Quando o cara faz [a própria casa], ele está construindo para ele. Não é alguém que tá fazendo para vender e acabou”, finalizou o presidente.

Veja abaixo a transmissão do evento na íntegra:

Deixe um comentário