CMP debate fortalecimento dos movimentos populares em Sergipe

A CMP realizou nesta quinta-feira (30) uma reunião de articulação política no estado de Sergipe. O encontro, organizado por Camilo Feitosa Daniel, jovem liderança dos movimentos populares de Sergipe, contou com a presença de representantes de movimentos que lutam por moradia, por saúde pública de qualidade, direitos das mulheres, além de integrante de associações de moradores e pescadores. 

Durante o evento, foi debatido a conjuntura política com foco na crise econômica e social, com alternativas para enfrentar os desmontes das políticas públicas no país a fim de combater o desemprego e a fome que atinge 33 milhões de brasileiros e brasileiras. Para tanto, a CMP entente que é necessário construir as mais diversas formas de articulação e mobilização dos movimentos e do povo, como a criação, por exemplo, de comitês de lutas e brigadas digitais, de agitação e propaganda.

A CMP destaca que a sua militância está em movimento, numa mobilização crescente, para em 16 de agosto – início oficial da campanha eleitoral – atuar de forma organizada no cenário político.

Outro ponto alto do evento em Sergipe foi a estratégia traçada para o fortalecimento dos movimentos populares. Neste sentido, Raimundo Bonfim, coordenador nacional da Central de Movimentos Populares, explicou que o papel da CMP é congregar movimentos para lutarem pelo socialismo, por democracia popular e direitos, aonde todos e todas tenham acesso pleno as riquezas produzidas no Brasil.

Em sua passagem pelo Sergipe, Bonfim convidou as lideranças para reconstruir a CMP no estado, uma vez que no local existem diversos movimentos populares que já atuaram junto a CMP.

Ao final do evento, as lideranças populares se comprometeram a iniciar um processo de articulação da Central no Estado. Por essa razão, será realizado um levantamento de outras entidades em Sergipe e, posteriormente, em 15 de julho, haverá uma reunião ampliada para concretizar novas adesões.

A CMP ressalta ainda que, no final deste ano, será realizada uma plenária dos movimentos populares para a reconstrução da CMP-SE, que deve participar do VII Congresso da Central dos Movimentos Populares, em 2023.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: