CMP realiza Seminário em Belém para discutir direito à cidade, meio ambiente e soberania alimentar

A Central de Movimentos Populares (CMP) realizou nesta quarta-feira (27/07) o Seminário da Região Norte com o tema Direito à Cidade, Meio Ambiente e Soberania Alimentar. O evento, que aconteceu na sede da Imprensa Oficial da capital paraense, faz parte da programação coligada ao Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), a ser realizado de 28 à 31 de julho com o objetivo de debater temas relacionados a crise climática, defesa da floresta, combate à grilagem, além de tratar questões relacionadas a destruição da sociobiodiversidade, entre outros desafios que precisam ser superados na região.

O Seminário contou com a participação de Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP, que falou sobre o direito à cidade, teve a participação do André de Souza, professor da Universidade Federal do Pará, que tratou sobre a destruição da floresta e, o encontro recebeu ainda, Maria Amujaci Machado Brilhante, do Movimentos de Mulheres, que detalhou a questão da fome que atinge 33 milhões de brasileiros.

Para Eliel Cunha, dirigente nacional da CMP, o evento na sede da Imprensa Oficial do Estado do Pará foi um espaço importante para o aprendizado e troca de experiências. “O Seminário foi muito motivador e nos trouxe dados importantes sobre a região Norte do país. A luta pela garantia de direitos dos povos que habitam na Amazônia é urgente e necessária. Compreender todo esse contexto nos dá ainda mais forças para continuar em busca de um Brasil melhor e menos desigual”, disse.

Ao final do encontro, Marilda Oliveira de Brito Cohen, da direção estadual da CMP do Pará, também avaliou o Seminário como um espaço importante de trocas de experiência. “A Região Norte do Brasil também sofre com a ausência do Estado na defesa do meio ambiente e da vida dos povos que lutam pela nossa floresta. Foi um Seminário muito rico em informações. Parabéns a Central de Movimentos Populares por ter organizado este evento que sucede os debates a serem realizados no Fórum Social Pan-Amazônico”.

Veja fotos do Seminário da Região Norte Direito à Cidade, Meio Ambiente e Soberania Alimentar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: